O que só a vida pode ensinar

Lagoa da Coca Cola

Ás vezes a vida nos ensina de formas sutis, tantas outras de formas escancaradas, pra quem quiser aprender junto, o que ninguém é capaz de nos ensinar. Somente ela.

Somente a vida nos mostra que nem sempre uma decisão ruim é necessariamente pro nosso mal, mostra que a partir dela outras tantas possibilidades podem surgir e tá tudo certo. Faz parte.

Muitas vezes achamos que falamos demais, que não devíamos ter opinião sobre tudo, aí nós percebemos que uma criança, daquelas que pensamos que nem pensa sobre a vida ainda, nos ouviu e hoje ela tem algo a dizer que faz todo sentido. É só ouvir e prestar atenção, pra que ela saiba que o que pensa e diz é importante.

Ás vezes ela também ensina que o mundo lá fora pode ser gentil, que o moço da esquina, mesmo não nos conhecendo, realmente nos deseja um bom dia. E que nós, podemos ser gentis também, mesmo que não tenhamos nada a dizer, um sorriso já ajuda alguém a passar pelo dia.

E quando acordamos em um dia ruim, e preferimos nos trancar em nossa bolha particular, tá tudo bem também. Ás vezes precisamos nos recolher pra passarmos pelos turbilhões de sentimentos e sensações que muitas vezes nem tem nome, parecem incertas, mas que estão ali pra nos acordar pro novo.

Aí chegamos ao dia seguinte renovados, prontos pra encararmos tudo que vem com o ele e entendemos que momentos sozinhos são importantes pra nos redirecionar, mas compartilhar momentos com pessoas que amamos é crucial pra seguirmos em frente.

Aprendemos também que vencer é mais do que chegar ao topo, é passar por experiências ruins e continuar sorrindo pra vida, atravessar todo o caminho tortuoso e ser feliz pelo simples fato de poder caminhar. Sabe-se lá pra onde. Quem sabe pra onde a vida desejar? Quando ela faz isso, costuma surpreender.

Mostra pra gente, que nem sempre temos razão sobre nós mesmos, que essa de nos cobrar demais, ao invés de nos fazer perfeito, nos torna incapazes de comemorar o imperfeito alcançado. Aí, é só deixar acontecer sem grande pressão e cultivar o que conquistamos, sem essa de perfeição.

A gente entende que somos maiores do que as paredes que nos limitam, e basta uma palavra pra tornar o mundo do outro infinito.

Pra ser grande basta encontrar o que nos transborda no mundo outro. E descobrir que transformar a vida de alguém é o que faz a nossa ter o sentido que buscamos outrora.

2 Replies to “O que só a vida pode ensinar”

  1. A gente entende que somos maiores do que as paredes que nos limitam, e basta uma palavra pra tornar o mundo do outro infinito. Como essa frase tem tudo haver com o momento que estou vivendo. Simplesmente amei, lindo texto.
    https://www.diferentesou.com.br

  2. Aline Matos says:

    Obrigada Samela! Fico feliz em saber disso, que seja assim pra você sempre! Sempre grande e fazendo a diferença na sua e na vida dos outros.

Deixe uma resposta